Quarta-feira, 12 de Março de 2008

Pagina 12

ENTREVISTA 

VANESSA FERNANDES
 

“O DESPORTO APROXIMA OS POVOS E DIGNIFICA O HOMEM”
      


 Vanessa Fernandes, nascida a 14 de Setembro de 1985, não obstante a sua juventude é considerada um caso notável de sucesso no mundo desportivo. Tendo iniciado a sua participação desportiva profissional em 2000, foi pela mão do seu pai, o ciclista Venceslau Fernandes, que teve o primeiro contacto com o desporto.
   Com apenas 6 anos iniciou a aprendizagem da natação, atingindo mesmo     algumas prestações de relevo em representação do Sporting de Espinho até à idade de 13 anos. Foi justamente nesta idade que também se observou nela um talento inato para a corrida, sendo então integrada na equipa de Atletismo do Futebol Clube do Porto, com participação pontual em competições de corta-mato e pista.
     Os seus dotes naturais fizeram com que aos 15 anos ingressasse no Centro de Alto Rendimento do Jamor onde reside e passa hoje em dia a maior parte do seu tempo a preparar-se fisicamente para as provas de atletismo. Conta actualmente com 19 vitórias em Taças do Mundo de Triatlo, tendo chegado à primeira posição do ranking mundial de triatlo no dia 6 Maio de 2007.
     Na entrevista que concedeu a este jornal, de certa forma sintética, Vanessa Fernandes incentivou-nos a trabalhar para a Promoção e Dignificação do Homem e a lutarmos pelos nossos objectivos.

     O Estafeta: Acha que a sua determinação vencedora pode servir de exemplo para outros jovens?
     Vanessa: Sim, penso que pode ajudar. Não só a minha, também a dos outros desportistas que todos os dias treinam para darem o seu melhor e representarem o seu país.

O Estafeta: Que influência teve Venceslau Fernandes, seu pai, ele também um vencedor e um campeão, no seu rendimento atlético e na conquista de tantos êxitos desportivos?
     Vanessa: O meu pai é tudo para mim. Foi ele que me meteu o gosto pelo desporto, assim como me tem ajudado om o seu acompanhamento e com  primorosos conselhos. Ele viveu muitos momentos de êxitos  ao longo da sua carreira e a experiência dele  transmite-me  muito.

  O Estafeta: Aproveitando a sua imagem mediática, pode deixar-nos uma mensagem para a resolução dos problemas sociais?
 Vanessa: Que se desvaneça o egoísmo que está na origem de muitos problemas sociais  e haja menos inveja e mais solidariedade entre as pessoas.

 O Estafeta: Dadas as competições em que tem participado, já percorreu boa parte do mundo. O que mais lhe chamou a atenção quanto às diferentes culturais e comportamentos que teve a oportunidade de conhecer?
   Vanessa: Infelizmente temos pouco tempo para fazer visítas, registar esses factos que  me coloca e que são interessantes, absorvidos que estamos com toda a envolvência das provas nos países em que competimos, mas a China foi sem dúvida o país que mais me marcou. É uma nação grande  e muito peculiar...

  O Estafeta: Que representa para si  a condição desportiva na Promoção e Dignificação do Homem?
  Vanessa: O desporto aproxima os povos, torna-os a todos mais iguais, o que, obviamente, dignifica o homem.

O Estafeta: A Promoção e Dignificação do Homem constituem o objectivo principal das acções a  realizar por esta Associação. Que acha deste objectivo e que recomendações nos pode dar?
    Vanessa: Não desmoreçam!  Lutem sempre pelos vossos objectivos.

 

Prémio Personalidade do Ano 2007
 
 A benfiquista recebeu a distinção pertencente à Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal. «É uma honra enorme. Ainda não estou bem ciente, mas sei que é um prémio muito especial», disse Vanessa Fernandes sobre a distinção de Personalidade do Ano, em prol dos resultados obtidos em 2007 (Campeã do Mundo de Triatlo em Elites e a 19.ª vitória em etapas da Taça do Mundo de Triatlo, igualando o recorde da australiana Emma Carney).


« É uma escolha da imprensa internacional e por isso tem um lugar muito especial, para mim. Seja curta ou longa a carreira, vai estar sempre marcada por isto», disse a jovem atleta de 22 anos que recebeu o prémio das mãos de Carlos Lopes e Rosa Mota, campeões olímpicos da maratona.
A Associação de Imprensa Estrangeira em Portugal já entregou o prémio "Personalidade do Ano" a outros desportistas como Fernanda Ribeiro (1996) e Luís Figo (2000).

publicado por promover e dignificar às 10:49

link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2017

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.posts recentes

. A HEPATITE “A” E OS MAUS ...

. TÓPICOS A OBSERVAR NA ORI...

. TÓPICOS A OBSERVAR NA ORI...

. TÓPICOS A OBSERVAR NA ORI...

. TÓPICOS A OBSERVAR NA ORI...

. APPDH – Para que servimos...

. TÓPICOS A OBSERVAR NA ORI...

. O DIFÍCIL E COMPLICADO PR...

. Inserção Humana – PROJECT...

. COMUNICADO AOS ASSOCIADOS

.arquivos

. Março 2017

. Fevereiro 2017

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Janeiro 2011

. Abril 2010

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Setembro 2008

. Junho 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

blogs SAPO

.subscrever feeds